Onde Comprar?

EmailFacebookPartilhar

 x 

Carrinho vazio

top perguntas

a marca bogadent

 

Qual a importância de uma correta higiene oral nos animais?

A falta de cuidados regulares leva a uma deterioração da saúde dos dentes e gengivas, devido ao aparecimento da placa bacteriana e tártaro, cujo sinal mais evidente é o mau hálito.

O que é a placa bacteriana e o tártaro?

A placa bacteriana é um biofilme, originado a partir de resíduos de comida, de bactérias e seus metabolitos, que se acumula nos dentes. Se a placa não for removida regularmente, mineraliza através dos minerais contidos na saliva e forma-se o tártaro.

O tártaro provoca inflamação e compromete as gengivas, danificando os dentes e provocando doença periodontal. Em último caso, provoca a perda do dente.

O mau hálito é frequentemente o primeiro sinal da formação da placa bacteriana e posterior evolução até doença periodontal. Embora a alimentação seja uma causa a considerar, se o mau hálito persistir em caso de mudança na dieta, a inflamação das gengivas deverá ser considerada. Assim, é importante levantar os lábios frequentemente para verificar o estado dos dentes do animal.

A placa bacteriana e o tártaro acumulam-se sobretudo nos molares posteriores e nos caninos. A inflamação encontra-se em estado avançado quando a linha da gengiva fica avermelhada e sangra ao toque, sendo altamente recomendada a consulta médico-veterinária.

Existe inflamação dentária nos animais?

O avanço da inflamação e danos provoca a deterioração óssea (osteólise), afrouxamento do dente e, eventualmente, perda do dente. Estas alterações patológicas são extremamente dolorosas para o seu animal, afetando a qualidade de vida e pode levar a problemas comportamentais.

Como pode comprovar se o seu animal tem problemas de dentes?

Mau hálito é frequentemente o primeiro sinal. Mas também pode ser devido à alimentação. Se após uma mudança na dieta, o mau hálito se mantiver, a causa é muitas vezes uma inflamação da gengiva.

Verifique os dentes do seu animal regularmente, levantando suavemente os lábios. A placa bacteriana e o tártaro acumulados observam-se mais nos dentes molares e caninos. Se a linha da gengiva está vermelha e sangra ao simples toque, então é porque a inflamação está já num estado avançado e é recomendável que vá ao veterinário com o seu animal.

Como pode proteger o seu animal contra problemas dentários?

Mastigar ajuda a remover a placa bacteriana. Mas isso por si só não é suficiente!

Só é possível limpar os dentes cuidadosamente e de forma eficiente usando uma escova de dentes ou dedeira. Porque, como acontece com os seres humanos, a limpeza diária dos dentes também é a base mais importante para que os dentes do seu animal sejam saudáveis.

O que deve considerar na limpeza diária dos dentes?

Deve começar a limpar os dentes desde cedo, abordando através da brincadeira e de forma suave, para que o seu animal se habitue. A higiene dental deve tornar-se um ritual diário, que é divertido para o seu animal e para o qual é recompensado, por exemplo, com muita brincadeira ou fazendo uma caminhada, dependendo do animal.

Como podem os produtos bogadent® ajudar na higiene dental do seu animal?

Bogadent® é um conceito completo, inovador e eficaz que garante a saúde oral canina (prevenção e tratamento da placa bacteriana, mau hálito e tártaro).

Para cães, consiste em 3 abordagens:

Para gatos, a mesma abordagem:

a marca bogacare

 

Porque é que a pele e pelo dos cães têm necessidades específicas?

A estrutura da pele e dos cabelos de seres humanos e a dos cães são muito semelhantes. No entanto, os cães têm exigências especiais mesmo entre diferentes raças. Diferentes raças de cães precisam de cuidado individual devido a diferentes tipos de pele e de pelo. Os cães têm necessidades diferentes dos seres humanos, devido a uma estrutura de pele diferente e ao valor alcalino do seu pH, contrariamente ao pH ácido dos humanos.

Quais as características da pelagem dos cães?

A estrutura da pelagem dos cães consiste, basicamente, em sobrepelo e subpelo. O sobrepelo mais denso e desordenado protege contra a sujidade e humidade, enquanto o subpelo está ligado à regulação da temperatura. As diferenças anatómicas resultam de uma especialização que podemos observar em relação às diferentes raças, seja pelo tipo de atividade para o qual foram selecionadas ou pelas condições do clima. Outra particularidade da pele dos cães é a escassez de glândulas sudoríparas, pelo que os cães não transpiram. As únicas zonas pelas quais eliminam calor são a boca e as almofadas plantares onde podem ser encontradas mais glândulas sudoríparas, servindo ainda o propósito da marcação de território.

Em quantos grupos podemos dividir o tipo de pelagem dos cães?

A pelagem dos cães pode ser dividida em três grupos com diferentes características e necessidades:

  • Pelo Curto: duração reduzida; após 6-12 semanas cai e é substituído por um pelo novo. Exemplo: Boxers, Bracos, Dobermans.
  • Pelo Longo: subpelo particularmente denso coberto por sobrepelo. Na primavera e outono estes animais perdem pelo durante um período de várias semanas. Exemplo: Bobtails, Huskies, Bearded Collies, Terriers Tibetanos.
  • Pelo Cerdoso: diversas camadas de sobrepelo e uma pequena camada de subpelo. Exemplo: Daschunds de pelo cerdoso, Jack Russels, Scnauzers, Airedale Terriers.

A bogacare® tem uma linha completa de champôs de alta qualidade, à base de plantas, para os diferentes tipos de pelagem. Poderá saber mais aqui.

Porque devemos ter um cuidado específico com as patas dos cães?

As patas e os cotovelos dos cães estão sujeitos a grande stress diário, tanto no inverno (frio, humidade, etc.) como no verão (calor, gravilha, etc.). As consequências são almofadas plantares secas, quebradiças e gretadas, e igualmente com os cotovelos. Com o cuidado apropriado e regular, estas consequências podem ser evitadas e as patas e cotovelos mantidos suaves e saudáveis.

Aconselhamos o bogacare® BÁLSAMO PATAS para uma nutrição das patas e cotovelos sensíveis.

Os ouvidos dos cães têm propenção para infeções?

Muitos cães têm, de facto, tendência para desenvolver problemas nos ouvidos (por exemplo, otites). A acumulação de bactérias faz com que o seu cão fique mais vulnerável a doenças, por isso aconselhamos-lhe a limpar regularmente as orelhas do seu cão, de acordo com as suas necessidades, criando um ambiente hostil ao desenvolvimento de germes e prevenindo o mau cheiro.

O bogacare® HIGIENE AURICULAR é excelente para uma limpeza regular e eficaz das orelhas do seu cão. Poderá utilizar conjuntamente com o bogacare® DISCO LIMPEZA.

Os olhos dos cães também devem ter uma atenção especial?

Também os cuidados oculares devem fazer parte dos cuidados da higiene do seu cão, de modo a evitar infeções oculares, limpando diariamente com bogacare® HIGIENE OCULAR, com a ajuda do bogacare® DISCO LIMPEZA, fazendo movimentos circulares, sempre de dentro para fora. Se notar vermelhidão nos olhos ou presença de uma secreção muito intensa e amarelada, deve levar o seu cão ao veterinário. Pode ser sinal de inflamação - conjuntivite ou blefarite.

A limpeza dos olhos vale para todas as raças de cães e elimina o incómodo causado pela remela. Por isso é preciso limpar os olhos regularmente. Alguns animais podem apresentar corrimento constante o que facilita a acumulação de poeira e o aparecimento de infeções - as chamadas conjuntivites. É o caso dos Basset Hound que têm as pálpebras caídas; os Poodles e Bichon Frisé, que têm ductos lacrimais estreitos; os Lhasa Apsos, Shi Tzu e Pequinês que têm o globo ocular muito exposto. Os cães da raça Cocker têm as orelhas longas que encostam facilmente no chão, o que também leva a acumular maior sujidade junto aos olhos.

bogavital

 

Qual a importância da suplementação alimentar nos animais?

Para serem saudáveis e felizes, os animais necessitam de realizar exercício físico regularmente e de se sentirem calmos e relaxados. É importante fornecer uma alimentação de qualidade e equilibrada, mas nem sempre esta é suficiente face a situações críticas ou de mais esforço. Os suplementos alimentares assumem um papel fundamental para apoio às funções essenciais do corpo e bem-estar do animal.

A linha de produtos bogavital® contém substâncias de base natural e com altas concentrações para cobrir todas estas necessidades. Se administrados regularmente, a atividade física e a mobilidade permanecerão durante um longo período de tempo, melhorando também o humor do animal.

Como funciona a dieta especial bogavital®?

Os produtos da linha bogavital® são o resultado de um longo período de desenvolvimento por uma equipa de veterinários especializados, biólogos e institutos de pesquisa. Os seus produtos apresentam características diferenciadoras: fórmulas sofisticadas com ingredientes ativos de qualidade médica, de base natural e em altas concentrações.
A linha bogavital® atua na vitalidade, mobilidade e equilíbrio do seu animal, atuando sobre as articulações, músculos e ossos e também ao nível do comportamento no que respeita ao stress e ansiedade.

Porque devemos ter um cuidado específico com as articulações, músculos e ossos dos cães e gatos?

Para o bem-estar do seu animal este precisa de praticar exercício físico com regularidade. Para tal, necessitam de ter articulações saudáveis e músculos, ossos e tendões fortes para poderem movimentar-se confortavelmente.

Quais as situações críticas em que devemos administrar suplementos alimentares que reforcem as articulações, músculos e ossos?

Para cães e gatos podemos considerar como situações críticas o crescimento, períodos de atividade aumentada, idade avançada, malformações, obesidade, lesões e cirurgia, e predisposições genéticas (raças grandes e médias), que levam a um desgaste prematuro das cartilagens e a dor nas articulações.

Quais os principais sintomas relacionados com problemas ao nível das articulações, músculos e ossos a ter em atenção?

Os principais sintomas são a relutância do seu animal em realizar atividades físicas, claudicações e apresentar rigidez/dor articular.

Como prevenir os problemas articulares e dos tendões e o desgaste ósseo?

A prevenção passa por fornecer uma alimentação equilibrada, de qualidade e adaptada ao seu animal, onde os suplementos alimentares assumem um papel fundamental. A linha de produtos bogavital® para a proteção das articulações e ossos fortes, contém substâncias de base natural e com altas concentrações para cobrir todas essas necessidades. Se administrados regularmente, a atividade física e a mobilidade permanecerão durante um longo período de tempo. Bogavital® PROTEÇÃO ARTICULAR CÃO, bogavital® ARTICULAÇÕES FORTES, bogavital® OSSOS FORTES, para o seu cão e bogavital® ARTICULAÇÕES & OSSOS GATO, para o seu gato, promovem o aumento da vitalidade e mobilidade do seu cão ou gato.

Ao nível comportamental, para que situações devemos considerar a suplementação alimentar para reduzir o stress e a ansiedade no animal?

Os animais domésticos lidam e vivem novos desafios diariamente que podem ser fatores de grande stress, tais como: trovoada, viagens de carro, ruído, mudanças mo ambiente social (mudança de local, novos animais, etc.) e podem induzir alterações comportamentais que podem alterar o equilíbrio do animal.

Quais os principais sintomas associados ao stress e ansiedade?

Face a situações diferentes do quotidiano pode observar no seu animal comportamentos de medo, respiração ofegante, ansiedade, agressividade ou hiperatividade.

Como reduzir o impacto dos fatores de stress no seu animal?

A suplementação com efeito relaxante e calmante combate as alterações comportamentais. Com os produtos bogavital® RELAX CÃO ou bogavital® RELAX GATO pode fornecer o suporte necessário humor e ao equilíbrio comportamental do seu animal.

Como evitar as complicações associadas à ingestão do pelo do seu gato?

Os gatos cuidam do seu pelo frequentemente e com mais intensidade durante a muda de pelo. O pelo engolido forma uma bola no estomago que é regurgitada ou excretada não-digerida, provocando dificuldades na digestão, vómito e outros distúrbios associados ao sistema digestivo, bem como stress. Bogavital® HAIRBALL STOP promove a expulsão natural do pelo engolido, melhorando o bem-estar do seu gato.